Superação do arquiteto Michael Graves, em uma cadeira de rodas, amplia seu foco de design.


Em 2003, Michael Graves tinha acabado de voltar para casa de uma viagem de negócios para a Alemanha e Suíça. Ele não estava se sentindo bem e disse a colegas em seu escritório de arquitetura que ele estava saindo cedo para ir para casa e descansar. 

Na manhã seguinte, Graves, um dos arquitetos e designers mais proeminentes da América, estava lutando por sua vida contra um vírus misterioso. 

Foi só dois anos mais tarde, após o tratamento em oito hospitais e quatro centros de reabilitação, que Graves finalmente voltou ao trabalho - paralisado do peito para baixo e necessidade de usar uma cadeira de rodas. 

Graves Diz: "e eu agora Acordo Todos os Dias com UMA apreciação Completa Para a Vida, e com UMA Paixão para USAR O Meu calvário e Perspectiva Recém-Descoberta para Fazer UMA Contribuição duradoura ".

Esta história não é sobre o vírus ou a sua reabilitação, mas sobre o que Graves fez com o resto de sua vida: os hospitais de design e centros de reabilitação para pessoas como ele, para os soldados feridos e para outras pessoas que enfrentam enormes desafios físicos. A maioria do que existe agora para essas pessoas, diz ele, é muito deprimente até morrer dentro 

"Eu acredito lugares bem desenhados e objetos podem realmente melhorar a cura, enquanto o design pobre pode inibi-la", diz Graves, agora com 80 anos e ainda trabalhando em tempo integral, inclusive em vários projetos na área de Washington para ajudar militares feridos. Designers, diz ele, deve entender as implicações físicas de não estar bem: "Isso se tornou muito real para mim depois de minha doença, por isso, desde então, eu pedi a minha equipe de design para passar uma semana em uma cadeira de rodas."


Trabalho Monumental 
Até que ele ficou doente, Graves era uma "estrela do rock", como um de seus empregados coloca, mais conhecido como o criador de edifícios como o centro municipal em Portland, Oregon - saudado como o primeiro edifício pós-moderno da América - bem como alguns dos brincalhão, hotéis de entretenimento da Disney e da biblioteca de inspiração Missão espanhola em San Juan Capistrano, na Califórnia.



O trabalho de Graves também tem sido visível em Washington: Quando o Monumento a Washington precisava de uma grande renovação em 1998, o Serviço Nacional de Parques contratou para projetar o andaime em torno dele. Iluminada à noite, a estrutura brilhava, tornando-se uma parte dramática da paisagem, e não uma mera fachada para um projeto de construção. 

Graves também trouxe seu estilo para os consumidores. Ele criou o icônico angular de aço inoxidável Alessi chaleira, que tem sido o produto mais vendido da Alessi todos os anos desde a sua estreia em 1985, e por mais de uma dúzia de anos, ele desenhou uma linha de produtos para o lar para Target (um papel que ele agora joga pelo JC Penney). 

"Nós queríamos fazer algo diferente", diz Ron Johnson, que trouxe Graves ao alvo quando ele era um executivo da varejista ", e Michael gostou da idéia de trazer design original para a América Central." 




Conexões Pessoais 
Graves diz que sempre soube que o ambiente físico afeta as pessoas, mas as suas experiências depois de adoecer reforçou essa crença. 

As pessoas precisam de "edifícios, espaços e objectos que são fáceis de usar e entender", diz ele. E "a beleza pode reduzir o stress e nos fazer sentir melhor." Ele diz que um bom design também faz o trabalho de cuidadores, sejam profissionais ou membros da família, mais fácil. "Todas essas questões de design", diz Graves ", se respondidas corretamente, pode levar à melhoria da saúde e bem-estar." 

Designers devem entender as implicações físicas de não estar bem. É muitas vezes as pequenas coisas, como tentar pegar um pedaço de papel caiu de uma cadeira de rodas, que se tornam importantes. E depois que seus criadores tenham passado algum tempo em uma cadeira de rodas, eles chegam.

Graves foi a concepção de um novo edifício para St. Coletta of Greater Washington, uma escola para crianças e adultos com deficiências cognitivas e físicas, quando contraiu o vírus que mudou sua vida. Por quase três anos, ele desapareceu no mundo de seus próprios problemas médicos, e só voltou ao projeto St. Coletta em 2006, para a sua abertura.

Missão Cumprida 
"Foi a primeira abertura do projeto que eu participei na minha cadeira de rodas", diz Graves. Antes de sua doença, ele diz, ele sabia intuitivamente e da equipe no St. Coletta que tipo de projeto era necessário para tornar a vida mais fácil para as pessoas com deficiência, mas depois de sua doença, ele realmente bateu em casa. Muitos estudantes na abertura também estavam em cadeiras de rodas, e um deles disse ao arquiteto quão grato ele era ter uma escola projetada para trabalhar para ele. "Isso", Graves diz: "reconfirmado minha missão de melhorar as experiências de cuidados de saúde com grande projeto." 

Em 2010, Graves foi perguntado por Clark Realty Capital, uma empresa de construção e arrendamento, para chegar a um protótipo de uma casa unifamiliar que um soldado ferido poderia viver com sua família, continuando na ativa em Fort Belvoir, na Virgínia. Ele redesenhou sua própria casa em Princeton, NJ, e sabia o que era necessário para alguém lidar com a deficiência. 

Ele sabia, por exemplo, que tal casa teve que ser construída, sem escadas, que os seus corredores tiveram que ser grande o suficiente para permitir que duas cadeiras de rodas para passar uns aos outros e que as salas tinham que ser grande o suficiente para acomodar tanto móveis e uma cadeira de rodas que poderia girar em um círculo.

Cadeiras de rodas teve que ser capaz de rolar em casas de banho e chuveiros. Portas teve a deslizar, não abrir ou sair. Botões de pressão teve que abrir as coisas. O Windows teve que ser menor para permitir boas vistas de uma cadeira de rodas. 

Além disso, as características da casa teve de ser facilmente adaptável para pessoas com vários tipos de lesões. O sistema de aquecimento e refrigeração, por exemplo, necessário para permitir que cada espaço para acomodar as diferentes necessidades de vítimas de queimaduras, amputações e outros. Os contadores precisava ser ajustável de acordo com cada morador. Rodapés tinha que ser mais alto para proteger as paredes contra danos cadeira de rodas, eo piso tinha que ter contraste visual para ajudar as pessoas com visão danificada. 

Dois protótipos baseados no projeto de Graves estão agora em uso, com mais 19 para se juntar a eles, eventualmente. 

O projeto chamou a atenção de Graves o número de soldados feridos que optam por permanecer na ativa e em sintonia com as necessidades dele mais amplas de uma geração de envelhecimento, mas ainda ativo dos baby boomers. 

"Com as melhorias na medicina campo de batalha, juntamente com o envelhecimento da população dos EUA que quer" envelhecer no lugar ", um foco na acessibilidade e atendimento domiciliar de saúde é vital para o futuro da nossa nação", diz Graves. 

'Quem sabe?' 
Graves está trabalhando em uma série de outros projetos: Ele está projetando um hospital de reabilitação em Lincoln, Nebraska, para as pessoas com crânio-encefálico e lesão medular. Ele está a elaborar a reforma de uma unidade na Universidade de Yale-New Haven Hospital, que oferece cuidados intensivos para os idosos. E para Mainstreet, uma empresa de Indiana que constrói e é dono de casas de repouso e outras instalações, ele está repensando o modelo para altos centros de vida.

Ele também está trabalhando com uma empresa de tecnologia em saúde para projetar produtos quarto de hospital que será não só mais fácil para as pessoas com deficiência a usar, tornando cai menos provável, mas também mais atraente do que o que é encontrado em muitos hospitais e salas de reabilitação e muito mais fácil de limpo. 

"Quem diria," Graves pergunta: "que o mobiliário e equipamento bem projetado poderia ser parte da solução para reduzir quedas de pacientes e a propagação da infecção?" 

Quando Graves estava doente, diz ele, muitos dos quartos ocupados ele foram mal projetadas e completa de produtos que o fez sentir-se pior. 

A altura eo ângulo de espelhos do banheiro tornava difícil para ele ver seu rosto. Ele não foi capaz de alcançar as torneiras, o que torna impossível fazer a barba ou escovar os dentes. Ele não podia chegar a tomadas elétricas que foram localizados perto dos rodapés, então ele não poderia usar um barbeador elétrico, também. "A dependência de outros que estes projetos exigem", diz ele, "cria um sentimento de desesperança, mas um banheiro acessível pode dar a um paciente uma sensação de normalidade e motivação para recuperar o controle de sua vida." 

Até mesmo as cores de muitos destes quartos fez sentir-se pior. "Quem quer se recuperar", diz ele, "em um lugar onde tudo é bege?" 

Uma Nova Perspectiva 
Não Graves não projetar edifícios e produtos apenas para aqueles com deficiências físicas. Mas ele diz que sua paralisia mudou sua vida durante a noite. Ele perdeu a capacidade de fazer algumas das coisas que ele amava, como o jogo de golfe, mas ele ganhou uma nova perspectiva que tem sido valioso - para ele e, ele acredita que, para as pessoas seus novos projetos pode ajudar.


Pessoal li essa história no The Washington Post e resolvi compartilhar com vocês pela bela superação do Michael Graves.  Quem quiser ver a reportagem em inglês segue o link washingtonpost.com/michaelGraves

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas