Deficiência x Incapacidade


Muitas vezes as pessoas associam deficiência com incapacidade, mas nem toda deficiência provoca limitação de capacidade e problemas de desempenho. Ela pode comprometer apenas uma função específica e preservar as outras.
Por exemplo, um deficiente visual não está impedido de ter uma vida independente, mesmo com a sua deficiência esse indivíduo  pode trabalhar e desempenhar diversas atividades no seu dia a dia.

O mesmo é um cadeirante. Sua mobilidade física reduzida não significa que necessariamente esta pessoa terá dificuldade intelectual.

O que muitos ainda não entenderam é que não existe e jamais existirá um ser humano totalmente perfeito, capazes de desempenhar toda e qualquer função de maneira satisfatória.É importante lembrar que todos nós temos incapacidade ou dificuldade em alguma área; inclusive aqueles que grande parte da sociedade julga "normal". Essas pessoas ditas "normais" somente tem problemas e dificuldades diferentes de um cadeirante ou demais deficiências. Os meus problemas serem diferentes dos seus não faz da minha vida melhor que que a sua.


Nick Vujicic

E não digo para se acomodarem, ao contrário, quero lhes dizer que devem lutar por seus objetivos e sonhos. Mas tendo em mente que ser diferente não o faz incapaz. O que torna uma pessoa incapaz é não acreditar em si mesmo. A vida muitas vezes é um pouco injusta para alguns, mas isso não pode tirar a nossa alegria de viver.

O segredo é ACREDITAR, se você realmente deseja algo vá atrás porque com esforço e dedicação tudo o que queira poderá acontecer.

Por: Denise Fagundes

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas