Leitura e conhecimento – uma porta para a liberdade


Sou uma pessoa que incentiva a leitura e o conhecimento sempre que posso. Leitura permeia minha vida diariamente, adoro estudar, trabalho com tradução e língua espanhola. Adoro a língua portuguesa e tenho muito, muito que aprender! Então meu universo diário está ligado aos livros, leitura, analise e aprendizado.

Assim, no universo das deficiências, acontece da mesma forma, uma das maneiras de conscientizar, ocupar nossos espaços e provar à sociedade que temos capacidade é através da leitura. Livros que contam histórias de superação, que falam de deficiências, autobiografias, livros infantis que colocam a deficiência nas histórias tradicionais da criançada e por aí a fora; os livros são uma ótima forma de promover a inclusão.

Alguns livros de amigos e conhecidos meus, com deficiências, e que preciso recomendar seguem aqui em uma pequena lista. Livros que tenho e empresto a todo mundo que conheço por acreditar que através deles a deficiência pode deixar de ser um tabu e passar a ser somente uma diferença entre as pessoas.

  • Na minha cadeira ou na tua? – Juliana Carvalho
  • Feliz ano velho – Marcelo Rubens Paiva
  • A revolução sexual sobre rodas – Fabiano Puhlmann
  • Maria de rodas - Carolina Ignarra / Flávia Cintra / Tatiana Rolim
  • A minha versão da história – Carlena Weber

Na minha diária busca na internet encontrei uma lista de 100 títulos, ligados a deficiências que achei bem interessante passar adiante, a matéria do link no site Bengala legal comenta que “Não se trata de afirmar aqui que sejam os 100 melhores livros já publicados sobre o assunto, mas sim de fazer circular as recomendações de leitura de quem sabe, faz a hora e ajuda a acontecer, como também de permitir que esse conhecimento seja compartilhado e, dessa forma, dar um empurrão a mais em favor da inclusão social.” E concordo em gênero, número e grau! Às vezes as pessoas querem saber mas não sabem por onde começar, então que comecem por aqui!

Boa leitura a todos!


Conhece outros livros interessantes sobre deficiências? Deixe sua sugestão para todos nós!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas