Como higienizar a almofada da cadeira de rodas?

Como higienizar a almofada da cadeira de rodas

A limpeza da cadeira de rodas precisa ser feita com regularidade e é uma prática que não pode ser ignorada. Desde as rodas e estrutura da cadeira, até a almofada, tudo deve ser higienizado, evitando assim a proliferação de bactérias e aumentando a vida útil da cadeira e, claro, bem estar e segurança do usuário.

Talvez o maior desafio seja a limpeza do assento ortopédico. Esse item é essencial, pois evita escaras de pressão e proporciona maior conforto para o cadeirante. Entretanto, como deve ser higienizada a almofada para cadeira de rodas? Ela pode ser lavada com pano úmido e álcool? Pode ir direto na máquina de lavar roupas?

Quando você for escolher a sua almofada, lembre-se de levar em consideração todos os aspectos, inclusive a facilidade de limpeza (clique aqui e saiba como escolher a sua almofada).

Neste post, vamos dar algumas dicas sobre a limpeza do assento da sua cadeira de rodas. Confira:

Siga as recomendações do fabricante:

Essa dica é uma das mais importantes. Antes de fazer qualquer tipo de limpeza no assento para sua cadeira de rodas, confira quais são as recomendações do fabricante e verifique quais produtos não são indicados para fazer a higienização. Almofadas de neoprene, por exemplo, não podem ser limpas com loções à base de óleo.

Outro cuidado é quanto ao tipo de material da própria almofada. Por exemplo, os fabricantes de assentos ortopédicos de espuma comum alertam sobre os riscos de lavar essa espuma na máquina de lavar roupas.

Lave a capa separadamente da almofada

Capas de tecido comum podem ser lavadas na máquina, com sabão suave e no ciclo delicado. Porém, alguns tipos de tecido menos resistentes ou mais pesados podem sofrer desgastes na lavagem.
Como higienizar a almofada da cadeira de rodas
Utilize pano úmido e álcool

Para higienizar capas de couro, courino e almofadas de gel, você pode utilizar um pano úmido ou embebido em álcool. Para o couro e courino, também pode ser utilizado o bicarbonato de sódio ou vinagre.

Existe uma opção que pode ser lavada facilmente?

Sim! Conheça o assento ortopédico para cadeira de rodas inteiramente lavável em máquina de lavar roupas:

Como vimos, as almofadas de espuma comum e de neoprene têm restrições quanto à lavagem e limpeza e devem ser seguidas as recomendações do fabricante.

Quando for escolher a sua almofada, lembre-se que o seu bem-estar e saúde devem estar sempre em primeiro lugar!

Fonte: Multiplo Conforto e Saúde

Dicas essenciais para quem cuida de pessoas acamadas e/ou com mobilidade reduzidas
Quatro Considerações antes de escolher sua cadeira de rodas
Tábua de transferência

Cadastre seu e-mail em nosso FeedBurner e receba por e-mail as novidades do "Universo Cadeirante" em seu e-mail. NÃO ESQUEÇA de após o cadastro fazer a confirmação pelo link que vai receber no seu e-mail. 
Cadastre -> http://bit.ly/1GaCTXK

Nenhum comentário :

Postar um comentário

 

Idioma

Contato

cadeirantes.life@gmail.com

FACEBOOK

INSTAGRAM @cadeirantes_life

Cia de Dança Loucurarte

Receba por e-mail

Digite seu e-mail:

DESTAQUE

Dicas para PCD encontrar emprego

Se você é uma pessoa com deficiência, deve saber que encontrar um emprego satisfatório e bem remunerado é duas vezes mais difícil do que ...

Entrevistas